Premiação Projeto Pro Bono LEGO® Serious Play® e Altas Habilidades

por abr 22, 2020Altas Habilidades, LEGO Serious Play0 Comentários


A metodologia LEGO® Serious Play® (LSP®) é uma ferramenta para facilitar o pensamento, a comunicação e a resolução de problemas e pode ser aplicada em organizações, times e indivíduos. A técnica é fundamentada em no conceito de “conhecimento das mãos” ou aprender fazendo e se apoia em uma extensa pesquisa em áreas como negócios, desenvolvimento organizacional, psicologia e aprendizagem.

Para se tornar um facilitador da metodologia é preciso fazer a certificação, um programa de formação com quatro dias de imersão, onde aprende-se as sete técnicas que compõem o método. Depois do treinamento, estamos aptos a facilitar workshops utilizando a metodologia, mas não podemos formar outros facilitadores, isso é restrito ao time de Master Trainers, atualmente 14 pessoas ao redor do mundo.


Turma 07 . Certificação na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® 2017
Turma 07 . Certificação na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® 2017

Para realizar as oficinas, o facilitador conta com kits LEGO® especialmente criados, montados e produzidos para a metodologia. A escolha das peças que compõem cada um dos kits foi cuidadosamente pensada e tem um propósito dentro do material. Ao fazer a certificação, o material não está incluso e deve ser comprado a parte por cada facilitador que queira trabalhar com a metodologia. Eu ainda não tinha conseguido reunir os recursos necessários para adquirir esse material e, desde a minha formação em 2017, contava com as peças de outro generoso facilitador, Jorge Secco, para realizar trabalhos.

Ao voltar do II Seminário de Criatividade, Talento e Superdotação da Unicentro (saiba mais sobre essa experiência aqui), decidi que gostaria de trabalhar com a área de Altas Habilidades em Maringá e dividi esse desejo com o Jorge. O formato pensado era próximo ao que utilizei no mini curso do evento em Guarapuava e ele me sugeriu inscrever a proposta para concorrer aos kits LSP® através de uma iniciativa que eu ainda não conhecia.


Um dos modelo da Oficina na Sala de Altas Habilidades do IEEM em março de 2020

Todos os anos, a comunidade de facilitadores da metodologia LEGO® Serious Play® pode se encontrar no Global Community Meeting em Billund, Dinamarca. O evento geralmente acontece em outubro e é uma oportunidade de conhecer colegas de todas as partes do mundo, renovar conhecimentos, estar perto dos criadores da metodologia, conhecer a incrível LEGO® House e se divertir. Foi em um desses encontros que nasceu a iniciativa de premiar projetos voluntários que contribuam com um grupo alvo não tradicional para criar soluções em campos onde a metodologia não é normalmente utilizada e que impactem pessoas que não poderiam arcar com os custos desse trabalho em condições normais, uma iniciativa sem fins lucrativos. Esse ano, a proposta de tornou aberta a todos os facilitadores para estender a oportunidade a um número maior de pessoas. A ideia é gratificar projetos que contribuam com um grupo alvo não tradicional para criar soluções em campos onde a metodologia não é normalmente utilizada. O material é doado para o facilitador que tem seu projeto escolhido e este se compromete a doar seu tempo e escrever, publicar e apresentar os resultados das oficinas em eventos da comunidade LSP®.

Inscrevi meu projeto no final de fevereiro (saiba mais) e no dia 01 de abril saiu o resultado. A minha proposta foi escolhida juntamente com a de uma facilitadora da África do Sul e cada uma receberá um “Pro Bono Pack” com: 12 x Starter Kits, 1 x Identity and landscape kit e 25 x Window Exploration Kits. Fiquei imensamente feliz!


Kit Identity & Landscape

Tenho muitas pessoas para agradecer: Jorge, Paquisa, Robert, Per, professores da Unicentro e do IEEM, pais, profissionais e alunos que participaram das oficinas (mini curso da Unicentro e sala de Altas Habilidades em Maringá), amigos (em especial Cassio e Tamires) e família, muito obrigada! O projeto só conquistou essa premiação porque cada um de vocês o apoiou com entusiasmo e confiança. Foi muita torcida a favor, colaboração e dedicação nesses meses.

Para saber mais sobre o projeto, seus objetivos e como contribuir com esse trabalho, acesse a página “Projeto Pro Bono Lego® Serious Play® e Altas Habilidades”.

Enquanto os kits não chegam ao Brasil e não é seguro reunir os participantes presencialmente, vou me concentrar em entrar em contato com diversas associações, escolas, grupos de apoio e institutos para viabilizar futuras oficinas. Como o trabalho é voluntário, precisarei de contribuições de locais para conduzir as atividades, ajuda para reunir os grupos, fotógrafos para registrar as dinâmicas, além de auxílio com transporte, acomodação e alimentação. O material e o tempo de facilitação serão minha responsabilidade, bem como a produção de conteúdo e apresentação de resultados para a comunidade, honrando com o compromisso que assumi ao aceitar os kits LSP® e cumprindo o objetivo de dar visibilidade e voz as pessoas com altas habilidades. Vou compartilhar as experiências e os próximos passos do projeto por aqui também, você está convidado (a) para acompanhar.


Fotos: arquivo pessoal e Tamires Belluzzi

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *